Programa
Metas
O Programa do terceiro ciclo (PhD) em Engenharia Civil foi lançado em 2008 e revisto para o ano académico 2012/2013 em conformidade com os princípios do Processo de Bolonha e o Decreto-Lei 74/2006 de 24 de Março, que define Graus Académicos e Diplomas do Ensino Superior.
O principal objetivo do Programa de Doutoramento em Engenharia Civil é formar peritos e investigadores altamente qualificados capazes de realizar trabalhos autónomos de investigação, desenvolvimento e inovação em contextos académicos ou empresariais no domínio da Engenharia Civil. O conjunto de competências adquiridas pelos alunos de doutoramento ao longo da sua vida académica reforçará a interação entre a Universidade e o tecido empresarial e contribuirá para a competitividade e sustentabilidade do sector da Engenharia Civil a nível nacional e internacional.
Os princípios orientadores do Programa de Doutoramento em Engenharia Civil são os seguintes:
- complementar a formação recebida pelos titulares de mestrados e licenciaturas de 5 anos na área da Ciência e Engenharia, particularmente Engenharia Civil, fornecendo formação avançada em áreas de rápido crescimento como a Construção, Estruturas e Geotecnia, Hidráulica e Ambiente, bem como Infraestruturas de Planeamento e Transportes, com particular ênfase na inovação e desenvolvimento de tecnologias e processos nestas áreas e na fonte de materiais/produtos para tecnologias de construção;
- proporcionar aos estudantes uma formação sólida em metodologia de investigação e experimentação, que lhes permita conceber e promover a elaboração de projetos de investigação e desenvolvimento em contextos académicos e/ou profissionais, contribuindo assim para aumentar as suas capacidades em termos de investigação, desenvolvimento tecnológico e, consequentemente, a sua capacidade de inovar, a fim de alcançar mais conhecimentos no domínio;
- para impulsionar a investigação e o desenvolvimento tecnológico relacionados com a Engenharia Civil, promovendo a sua consolidação como elemento importante do sector industrial.
Perfil de formação a ser fornecido pelo Curso
O perfil de formação dos doutorados em Engenharia Civil corresponde a especialistas e investigadores altamente qualificados capazes de realizar trabalhos independentes de investigação, desenvolvimento e inovação numa universidade ou ambiente empresarial na área da Engenharia Civil. As competências e a cultura adquiridas pelos doutoramentos irão reforçar a interação entre a Universidade e a comunidade empresarial, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do sector da Engenharia Civil a nível nacional e internacional.
Oportunidades de carreira
Os empregadores são empresas dos sectores da Engenharia Civil, bem como centros de investigação científica públicos ou privados que desenvolvem atividades em áreas relacionadas com a Engenharia Civil.
Acesso a Estudos Superiores
A conclusão deste curso de doutoramento permite a atividade de investigação a nível de pós-doutoramento.
Novo Plano de Estudo
A partir do ano académico 2021/2022 (Setembro de 2021 para estudantes do 1º semestre e Fevereiro de 2022 para estudantes do 2º semestre), o Programa de Doutoramento em Engenharia Civil (PDEC) será composto apenas pela unidade curricular de Tese.
- O pedido de admissão da tese, apresentado no início do 2º ano, ainda é obrigatório, pelo que o 1º ano do doutoramento é considerado um período probatório em que ainda é obrigatório submeter e apresentar o Projeto de Tese, com a diferença de que agora não será emitida uma nota quantitativa.
Projeto de Tese e Tese de Doutoramento
Recomenda-se que os estudantes comecem a escrever a tese apenas após a admissão da tese. Esta aprovação depende da apresentação e defesa do Projeto de Tese, realizada no final do período de estágio (1º ano). O Projeto proposto, devidamente assinado pelo aluno e pelo supervisor, deve ser aprovada pela Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento e pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia.
No Projeto de Tese os estudantes devem ser capazes de: i) relacionar informações de várias contribuições no campo da investigação e demonstrar capacidade de análise crítica, avaliação e síntese de ideias novas e complexas; ii) identificar e propor métodos para resolver problemas específicos; iii) comunicar eficazmente, com sentido de rigor académico e síntese, sob a forma de relatório escrito e apresentação oral, utilizando todas as ferramentas disponíveis.
O Projeto de Tese deve transmitir ao leitor, clara e inequivocamente, a principal linha de estudo, os objetivos do estudo, os meios necessários para o alcançar, o calendário de tarefas esperado e a data de início do programa de trabalho. Este documento deve ser assinado pelo candidato e pelo supervisor.
Os estudantes devem completar o 1º ano, incluindo o Projeto de Tese, para poderem solicitar a admissão à preparação da Tese, a qual deve ser formalizada até 30 dias após ter passado a 1ª fase do ciclo de estudos.
A Tese de Doutoramento visa permitir aos estudantes a aquisição de conhecimentos avançados em Engenharia Civil e em Ciências e Tecnologias Complementares, fundamentais para o desenvolvimento da investigação realizada para a preparação da Tese. Neste contexto, os cursos oferecidos são principalmente teóricos e teórico-práticos e baseiam-se principalmente no trabalho individual e no estudo individual.
NOTA: De acordo com o parágrafo 2, Artigo 10 do Anexo IV do Regulamento do Grau de Doutoramento da Faculdade de Engenharia, o candidato deve ser o autor ou coautor de pelo menos uma publicação numa revista internacional ISI – quartis Q1, Q2 ou Q3 – (publicada ou aceite para publicação), ou em alternativa numa revista internacional SCImago – quartil Q1 – (publicada ou aceite para publicação), desenvolvida no contexto da tese em questão.
Como posso fazer a Admissão da Tese?
O Projeto de Tese deve ser entregue no Secretariado do Programa de Doutoramento em Engenharia Civil, devidamente assinado pelo candidato e pelo supervisor, dentro dos prazos estabelecidos para o período de avaliação do ano curricular, que serão oportunamente divulgados aos estudantes.
O candidato será igualmente informado da data prevista para a defesa do Plano de Tese.
Após a defesa, o estudante tem 30 dias para formalizar a admissão da tese, apresentando o pedido de admissão da tese ao Secretariado do Programa de Doutoramento.
Relatório de Progresso Anual
Os estudantes admitidos à Tese terão de preparar um Relatório Anual de Progresso. Em circunstâncias excecionais, poderão ser necessários relatórios suplementares ao anual. Cada Relatório de Progresso deverá ser apresentado juntamente com o parecer do Supervisor.
O Relatório de Progresso deve respeitar o modelo existente.