Financiamento

Financiamento parcial para candidatos a doutoramento no âmbito de projetos financiados pela Universidade Suplemento ao Diploma

O financiamento parcial dos custos para a obtenção do Reconhecimento dos Graus Académicos visa apoiar os investigadores que demonstrem efetivamente uma elevada qualidade de investigação. No caso de um diploma atribuído por uma instituição de ensino superior estrangeira, e a fim de garantir a aplicação do princípio da igualdade de tratamento dos candidatos titulares de graus académicos estrangeiros e nacionais, é obrigatório reconhecer esse diploma e converter a respetiva classificação final na escala de classificação portuguesa. Tendo em conta a dificuldade financeira de muitos candidatos para cobrir os custos do processo, a Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento em Engenharia Civil (PDEC) decidiu apoiar eficazmente estes investigadores com o pagamento parcial do reconhecimento dos seus diplomas. A decisão de conceder este apoio é o resultado de um processo de análise das condições estabelecidas, fornecido pelo investigador. Os investigadores que fizerem falsas declarações, por inexatidão ou omissão de dados, serão automaticamente excluídos do processo. Para a candidatura é obrigatório o envio de uma Carta de Motivação, indicando as dificuldades económicas em suportar os custos.
Condições
1) No caso de dois, os graus precisam de ser reconhecidos:
  1. O candidato assume as despesas relativas ao reconhecimento do grau de licenciado;
  2. O Programa de Doutoramento assume o reconhecimento do grau de Mestre.
Indicadores de desempenho necessários para serem apoiados por esta iniciativa
1) Candidato proveniente de uma instituição incluída na lista de instituições de origem na página da Direcção-Geral do Ensino Superior (DGES) para aplicação de pedidos de reconhecimento (https://www.dges.gov.pt/recon/formulario). 2) Mérito académico (AM): candidatos com uma classificação igual ou superior a 17/20 (regras de seriação AM dos candidatos ao Programa de Doutoramento). 3) O mérito científico (SM) é baseado na pontuação acumulada em publicações científicas com os seguintes pesos:
  • Livro (por editor internacional): 20 (tese não é considerada);
  • Livro de capítulo (por editor internacional): 12
  • Publicação num Jornal ISI: 10
  • Publicação num Jornal não-IISI: 6
  • Publicação num Jornal Nacional: 2
  • Publicação numa Conferência Internacional: 3
  • Publicação numa Conferência Nacional: 1
Só serão aceites candidatos com AM>=17/20 e SM acima dos valores indicados na tabela seguinte (que dependem da idade do candidato):
Idade do Candidato
Mérito científico (>=)
Artigos na revista ISI (>=)
<30
20
2
[30-32]
40
4
[33-36]
80
8
[37-40]
140
14
>40
200
20
Por ano, o Programa de Doutoramento não financiará mais de 3 candidatos. Os candidatos apoiados devem estar inscritos no nosso Doutoramento em Engenharia Civil na fase de financiamento, e assumir o compromisso de participar na Convocatória imediata da FCT para o Doutoramento.