INSTITUTO PARA A SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NA ENGENHARIA ESTRUTURAL (ISISE)

O Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural é uma Unidade recentemente formada envolvendo as Divisões Estruturais dos Departamentos de Engenharia Civil das Universidades de Coimbra e do Minho. Membros adicionais de outras oito universidades criam uma rede nacional. A Unidade visa criar um cluster líder em Engenharia de Estruturas, com capacidade para I&D+I de alta qualidade e atração futura de outros investigadores altamente ativos. Por conseguinte, a investigação fundamental e aplicada excecional é a força motriz do ISISE. O principal objetivo da Unidade é aumentar o desempenho estrutural das Obras de Engenharia Civil, a partir de uma perspetiva de tecnologia avançada, inovação e uma economia baseada no conhecimento, permitindo fazer uma ligação dos Materiais ao Desempenho do Ciclo de Vida. Esta abordagem inclui aspetos como os avanços em técnicas experimentais e numéricas, desenvolvimento de produtos e transferência de tecnologia para a indústria, durabilidade e fiabilidade, reciclagem, reutilização, conservação e reforço, e avaliação da condição. A Unidade está organizada em 3 Grupos de Investigação: a) Estruturas Históricas e de Alvenaria, b) Aço e Tecnologias de Construção Mista, e c) Betão Estrutural.

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO TERRITORIAL, AMBIENTAL E DE CONSTRUÇÃO (C-TAC)

O Centro de Território, Ambiente e Construção (C-TAC) é uma unidade de I&D da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, reconhecida pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. As suas atividades são desenvolvidas dentro dos campi de Guimarães e Braga e utilizam importantes instalações laboratoriais. A Unidade tem instalações laboratoriais diferenciadas, concebidas para proporcionar um ambiente dinâmico e prático-educativo para a tecnologia de construção, testes de solos, hidráulica, materiais, SIG, e infraestruturas de transporte, apoiando a transferência de tecnologia para a comunidade. A C-TAC está organizada em dois grupos: a) Construção Sustentável (SC) e b) Território e Ambiente (TE). A partir de 2011 o Grupo de TE foi dividido em dois: b1) Infraestruturas de Transportes e Energia (TEI) e b2) Planeamento, Ambiente e Recursos Hídricos (PEW). Esta divisão fortalece as atividades do grupo e permite alcançar a excelência em áreas mais focalizadas. A Unidade concentrou a sua atividade em torno da principal área de Desenvolvimento Sustentável, apoiada por um centro de conhecimento centrado na geotecnia, pavimentação, ambiente, transportes, recursos hídricos, ordenamento do território e construção.

Laboratórios

O Laboratório de Estruturas (LEST)

LEST é o Laboratório de Estruturas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, Portugal, especializado em testes de estruturas e fundações de solos, e serviços de investigação aplicada para apoiar a inovação de produtos.

Laboratório Pedagógico de Engenharia Civil

Este Laboratório é uma iniciativa do Departamento de Engenharia Civil (DEC), assumindo-se como um laboratório de apoio às atividades pedagógicas do DEC. Este laboratório visa apoiar tanto o estudo como o ensino, e o desenvolvimento de soluções inovadoras que promovam uma aprendizagem mais criativa, colaborativa e inclusiva.

Laboratório de Física e Tecnologia da Construção Civil (LFTC)

O Laboratório de Física e Tecnologia da Construção Civil (LFTC) pertence ao Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Universidade do Minho (UMinho). O LFTC está também integrado no Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Engenharia Estrutural (ISISE).

Laboratório de Hidráulica

A missão do Laboratório de Hidráulica da Universidade do Minho é desenvolver atividades pedagógicas para demonstrar os princípios físicos da mecânica dos fluidos e da hidráulica fluvial. Além disso, são desenvolvidos trabalhos experimentais como parte de projectos de investigação.

Laboratório de Materiais de Construção (LMC)

O Laboratório de Materiais de Construção, criado em 2002, é uma unidade de investigação científica, desenvolvimento tecnológico e serviços à comunidade do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho.

Laboratório de Sistemas de Informação Geográfica (LABSIG)

Os Sistemas de Informação Geográfica (SIG) representam um conjunto de metodologias e tecnologias que interagem com diferentes áreas científicas e tecnológicas para desempenhar um papel fundamental no planeamento regional e urbano, bem como no estudo e monitorização do ambiente urbano construído.

Laboratório de Transporte (LT)

O Laboratório de Transportes (LT) faz parte do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho, em Portugal. Para além da sua missão pedagógica, oferece serviços especializados na área das infraestruturas de transporte, principalmente rodoviárias: ensaios de materiais e monitorização da rede rodoviária, eco materiais e tecnologias inovadoras; modelação de materiais e pavimentos; gestão de bens rodoviários; segurança rodoviária e ambiente.