Já és um estudante de doutoramento?

Prazos

1º Ano

• Prazo para entrega do Projeto de Tese
  • Prazo para renovação de inscrição

2º Ano

• Prazo para submissão do pedido de admissão de tese
  • Prazo para registar a Tese
  • Prazo para renovar a inscrição
  • Prazo para entrega do relatório de progresso

3º Ano

• Prazo para entrega da Tese
  • Prazo para reinscrição, caso a Tese não seja entregue até o final do ano
  • Prazo para entrega do relatório de progresso, caso a Tese não seja entregue até o final do ano

Portal Académico

No Portal Académico encontrará um conjunto de informações e serviços diversificados para candidatos, estudantes e ex-alunos da Universidade do Minho. Informações sobre:

Oferta Educativa

Candidaturas

SERVIÇO DE GESTÃO ACADÉMICA

Programas de Mobilidade

Prémios escolares

Suplemento ao Diploma

O meu curso de doutoramento

Tutor
No 1º ano, os alunos têm um Tutor. O Tutor deve assinar a proposta para o 1º ano e orientar o aluno durante o 1º ano. Os alunos podem mudar para um orientador diferente no início do 2º ano.
Projeto de tese
O Projecto de Tese deve ser entregue antes do final do 1º ano e é a única unidade que o estudante deve completar para passar ao 2º ano. Se o aluno completar o Projecto de Tese e nenhuma das unidades curriculares, passará para o 2º ano. Se o aluno completar todas as unidades e não o Projecto de Tese, não passará para o 2º ano.
Os tópicos para o Projecto de Tese são:
  1. Introdução e Motivação para o Trabalho
  2. Estado da arte
  3. Metodologia de investigação
  4. Tarefas e resultados esperados
  5. Calendário
  6. Referências
O aluno deverá enviar ao Secretariado uma lista de artigos publicados. A capa do Projeto de Tese está disponível na OneDrive. O corpo do documento deve conter os tópicos exigidos, mas a sua forma é da responsabilidade do estudante.

2º e 3º Ano

Orientadores
O estudante pode ter até três orientadores (o pedido de um terceiro supervisor requer justificação).
Pedido de admissão de tese
O pedido de admissão da tese deve ser entregue ao secretariado até um mês após a inscrição no segundo ano com a assinatura do estudante e dos orientadores. O formulário para o pedido de admissão de Tese está disponível na OneDrive.
Registo de tese
Após a aprovação do pedido de admissão da Tese, os estudantes receberão uma carta com a indicação para registar a Tese. Essa inscrição deve ser feita o mais cedo possível, utilizando os formulários disponíveis na OneDrive.
Relatórios de progresso
Um relatório de progresso deve ser entregue no final do 2º e 3º anos para avaliar a evolução da investigação feita pelo estudante. O modelo está disponível na OneDrive.
Pedido de Provas Públicas
Regras de formatação, procedimentos, e documentos necessários, estão disponíveis no Portal Académico.
Número mínimo de Publicações
Nos termos do Parágrafo 2, artigo 10º, Anexo IV, do Regulamento do grau de Doutoramento da Escola de Engenharia, o candidato deve ser o autor ou coautor de pelo menos uma publicação numa revista internacional ISI – quartis Q1, Q2, ou Q3 – (publicada ou aceite para publicação), ou numa revista internacional SCImago – quartil Q1 – (publicada ou aceite para publicação), desenvolvida no contexto da tese.