Seminários PDEC: Sistemas de alerta para avaliação de riscos costeiros: exemplos de Portugal

Temos o prazer de convidá-lo a assistir o Seminário intitulado “Sistemas de alerta para avaliação de riscos costeiros: exemplos de Portugal, ministrado pelo Professor Óscar Ferreira, Professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, no dia 21 de novembro, às 14h30. (Hora de Lisboa).

Link Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99467475489   (»»Seminário ONLINE««)

Ps: Segue em anexo o Currículo do Professor Óscar Ferreira: Óscar Ferreira (1F1C-DF44-94C9) | CIÊNCIAVITAE (cienciavitae.pt)

Resumo da apresentação:
As tempestades são responsáveis por grandes impactos nas zonas costeiras, levando à perda de vidas, danos substanciais às propriedades e consequentes perdas económicas. Várias estratégias de mitigação e adaptação foram desenvolvidas para minimizar os riscos associados a tempestades em zonas costeiras e os sistemas de alerta precoce são uma dessas estratégias. No entanto, os sistemas de alerta dedicados a alertar sobre os riscos desencadeados pelas tempestades ainda não estão amplamente implementados. É apresentado o desenvolvimento de um sistema de alerta precoce para riscos induzidos por galgamento de ondas e erosão de dunas/praias, para três localidades de Portugal (Costa da Caparica, Praia de Faro e Quarteira). O sistema utiliza uma cadeia de modelos (SWAN e XBeach) para gerar um conjunto de dados de risco com execuções previamente executadas para todas as condições iniciais consideradas. Os dados são incorporados em uma Rede Bayesiana que, após desenvolvimento e treinamento, é utilizada para prever os riscos quase instantaneamente. O sistema funciona diariamente e divulga alertas aos tomadores de decisão.

Para mais informações: sec-phd@civil.uminho.pt

Últimas Notícias