1ª Edição do Workshop of the PhD Students in Civil Engineering

A sessão de abertura, que marcou o arranque do evento, contou com a presença do Reitor da UMinho, Professor António M. Cunha, do Bastonário da Ordem dos Engenheiros,  Carlos Matias Ramos, do Presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Carlos Pina, da Presidente do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), Teresa Ponce Leão, da Vereadora da Câmara Municipal de Guimarães, Francisca Abreu (em representação do Presidente da CMG, António Magalhães), e ainda do Presidente da EEUM, Professor João Monteiro, e do Vice-presidente da EEUM e Diretor do Programa Doutoral em Engenharia Civil, Professor António Gomes Correia.

O evento, que se destinou predominantemente à apresentação dos trabalhos de doutoramento em curso, através de apresentações orais (por estudantes a desenvolverem a tese de doutoramento) e de sessões de posters (destinadas essencialmente a estudantes de 1º ano), contou ainda com os contributos de diversas personalidades provenientes das mais diversas áreas e instituições de renome no domínio da Engenharia Civil. Petr Hajék, da Universidade de Praga, Maria Rafaela Saldanha, do LNEC, Paulo Vila Real, da Universidade de Aveiro, Jorge Alfaiate (IST), Maria de Lurdes Antunes, do LNEC e Elsa de Sá Caetano (FEUP) foram os convidados desta primeira edição, protagonizando aos alunos e docentes exposições orais nas áreas da construção sustentável, recursos hídricos, fogo em estruturas, segurança de estruturas, infraestruturas de transporte e pontes e estruturas especiais, respetivamente.

Houve ainda tempo para atividades desportivas e de lazer, dando ao I Workshop um ambiente de convívio e intercâmbio cultural. No primeiro dia, as atividades culminaram com um campeonato de “Jogo da Malha”. O encerramento do evento deu-se no Restaurante Baptista, em Guimarães, com um grande jantar final, reunindo docentes e alunos.